Institucional

  • Programa de voluntariado

    Criado para ampliar a participação e o engajamento dos funcionários da Galvani em ações que promovam e fortaleçam a transformação social nas comunidades onde a empresa está presente, o Programa de Voluntariado foi lançado no Jaguaré (bairro de São Paulo – SP).

    Na sede da Galvani em São Paulo, contribuímos com a implantação do Comitê de Voluntariado, com o qual nos reunimos ao longo do ano. Em conjunto com o Instituto, os funcionários-voluntários selecionaram a Associação Aquarela como parceira para o desenvolvimento de ações de voluntariado na comunidade do Jaguaré.

    A ONG escolhida atua na área de educação não formal realizando um trabalho no contra turno da escola na área de complementação escolar. O trabalho junto às crianças visa melhorar a convivência entre elas e as orientar sobre seus direitos e deveres. Atualmente, a organização atende até 100 crianças na comunidade, divididas por faixa etárias: de 6 a 9 anos e de 9 a 12 anos.

    No segundo semestre de 2016, realizamos a “Oficina de Valores”, voltada para as crianças da Associação Aquarela. Ministrado por Reinaldo Correia, projetista elétrico da Galvani e membro do Comitê de Voluntariado, o curso abordou, por meio de dinâmicas lúdicas e vivenciais, temas como foco e determinação, amizades, respeito ao próximo e consumo consciente. No total, foram sete aulas que possibilitaram momentos de conversa a partir de situações cotidianas, estimularam o dialogo e propiciaram momentos de reflexão.

    Além da “Oficina de Valores”, a parceria com a Aquarela também envolveu os funcionários-voluntários na construção de um jardim vertical e de um mural na sede da ONG. E todos se mobilizaram na campanha Cadastro de Nota Fiscal Paulista. Quatro urnas para depósito das notas fiscais foram distribuídas na sede da Galvani em São Paulo e a renda será revertida para a Aquarela. Ao longo de 2016 foi arrecado R$12 mil por meio do cadastro de 177 cupons fiscais. Essa ação terá continuidade no ano de 2017.

    UMA PERGUNTA PARA...

    Reinaldo Correia, projetista elétrico da Galvani e membro do Comitê de Voluntariado do Jaguaré.

    Qual a importância de participar do Programa de Voluntariado?


    Eu acho que tanto a empresa quanto a comunidade ganham muito com isso. Porque a gente vai aprendendo a olhar o ambiente onde trabalhamos de uma maneira diferenciada e dar importância a essa região. As parcerias com as empresas são imprescindíveis. Aqui no Jaguaré, por exemplo, existe uma questão muito séria de vulnerabilidade social e se as empresas não olharem para isso, elas não conseguirão se transformar junto com as instituições e organizações. Temos que sair apenas da posição crítica, negativa, e ter ações proativas para construir um ambiente melhor.

    UMA PERGUNTA PARA...

    Janete Rios Rocha, coordenadora da Associação Aquarela.

    Por que as empresas devem ter um programa de voluntariado e trabalharem nas regiões nas quais estão localizadas?


    Quando você dá de coração, sem ter o lucro financeiro, e ajuda uma pessoa, o benefício é mútuo: tanto para ela que está recebendo quanto para você. Às vezes, a maior felicidade não está em receber um presente, mas em dá-lo a alguém. Quando você vê a alegria da outra pessoa e percebe que o trabalho deu resultado, que realmente ajudou seu semelhante, o grau de satisfação não tem preço!

  • COMPARTILHAR O CONHECIMENTO

    O Instituto Lina Galvani acredita, desde sua origem, na troca de experiências como forma de crescimento conjunto. Compartilhar o conhecimento nos campos do desenvolvimento comunitário, do fortalecimento da gestão pública e do investimento social ganha um significado ainda mais importante. Primeiro porque a troca de experiências entre diferentes atores com trabalhos voltados para esses focos inspira ideias, fornece exemplos e amplia as discussões no setor. Segundo porque encurta caminhos: ações realizadas com sucesso em determinadas localidades podem ser replicadas ou adaptadas em outras, assim como os erros de experiências anteriores são aprendizados para serem levados em conta em novos projetos.

    Em 2016, tivemos diversas oportunidades de repassar parte do nosso conhecimento reunido em 13 anos de atuação. Confira os destaques dessas participações:

    9º Congresso do GIFE

    Dentro da programação aberta do 9º Congresso do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), conduzimos o debate “Parceria com o Poder Público: Desafios e Oportunidades”. Na ocasião, Sérgio Kuroda, então gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto, Bruno Gomes, diretor de Projetos da Agenda Pública, Mônica Bachiega, coordenadora de Sustentabilidade da Galvani Fertilizantes e Ricardo Batista, da Frente Nacional dos Prefeitos,debateram sobre a relevância de incluir o poder público como um parceiro estratégico e fundamental nas ações de desenvolvimento comunitário, tomando como base para a discussão nosso projeto de fortalecimento da gestão públicamunicipal de Campo Alegre de Lourdes (BA).

    Semana do Investimento Social

    Nessa atividade paralela ao 9º Congresso do GIFE, Cecília Galvani, diretora executiva do Instituto, participou do debate “Investimento Social Familiar e Legado Social”, organizado pela FGV-EAESP. O encontro tratou de temas como os desafios do investimento social familiar, a relação entre família e empresa e como potencializar os legados do investimento social.

    Seminário Mineração & Comunidades

    No seminário realizado pela revista Brasil Mineral, a mais importante publicação do setor, Cecília Galvani, nossa diretora executiva, fez parte da mesa “O Desenvolvimento Local a partir da Atuação de Fundações e Institutos”, que contou ainda com representantes do Instituto Votorantim e da Fundação José Carvalho. Cecília traçou um panorama do modo de atuação do Lina Galvani, seu modelo de gestão – e as diferenciações por se tratar de um instituto familiar empresarial – e, em seguida, lançou foco sobre o trabalho realizado na comunidade de Angico dos Dias, na Bahia, local no qual o Instituto atua há mais tempo e tem maior diversidade de projetos.

    É motivo de orgulho sermos referência para esse debate sobre o cenário nacional entre mineradoras e comunidades. Foi uma grande oportunidade de conhecer trabalhos e discussões que já vêm acontecendo em outras esferas e que, agora, ganham mais projeção.

    Valéria Lapa, gerente de Relacionamento Institucional e Comunidades do Instituto

    Conferência 360° Ethos

    Nesta edição da conferência, novas experiências, diferentes ideias, conexões e interações desafiaram os participantes a rever sua visão sobre negócios e as mudanças globais, além de prepará-los para a inovação e conectar casos com a realidade de suas empresas. Participamos da mesa “O Investimento das Empresas na Promoção do Desenvolvimento Sustentável Local”, que foi mediado pela Avesso Sustentabilidade e reuniu também representantes das empresas Klabin e Suzano Papel e Celulose. Tatiana Mischan, gerente Corporativa do Instituto, expôs como atuamos nas localidades, apresentou o funcionamento dos indicadores de avaliação de resultados do Instituto e falou sobre o projeto de fortalecimento da gestão pública que estamos desenvolvendo nas comunidades.

    Saiba mais em uma das repercussões do evento na imprensa.

    Debatemos como construir a relação com as comunidades, as formas de realizar o diagnóstico local, como atuar na formação de redes e na melhoria das capacidades das comunidades para que possam atuar de forma autônoma e, a partir de uma formação, construir projetos e buscar melhorias.

    Tatiana Mischan, gerente Corporativa do Instituto
  • Capacitação de agentes locais

    Os agentes locais são nossa principal ponte com as comunidades e ativadores das ações regionais. Consideramos sua capacitação constante imprescindível para a evolução dos trabalhos do Instituto e seu desenvolvimento como agentes transformadores nas localidades onde vivem.

    Em 2016, realizamos uma semana de formação para Cristina Cardoso, nossa agente em Serra do Salitre (MG), e José Filho, que desempenha a função no povoado de Angico dos Dias, em Campos Alegre de Lourdes (BA). Durante o período, eles participaram, em São Paulo, de uma capacitação que incluiu visitas a projetos sociais e a parceiros do Instituto, treinamentos troca de experiências.

    Os agentes conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto Elos em comunidades desfavorecidas de Santos, no litoral paulista. E na sede da Agenda Pública, nossa parceira, souberam mais sobre as políticas públicas e a importância da participação social nas decisões do poder público. A capacitação também inclui um treinamento com o consultor Carlos Alberto Lopes, do Senac São Paulo, no qual refletiram sobre a sua comunidade e o papel que desemprenham no processo de transformação local.

    A formação é importante porque, cada vez mais, entendemos melhor os objetivos do Instituto Lina Galvani junto às comunidades e, por meio dos treinamentos, das oficinas, das conversas com parceiros e outros grupos e da troca de ideias, recebemos informações novas que trazemos para as nossas comunidades. Dessa maneira, podemos contribuir da melhor forma para as ações locais do Instituto

    José Filho, agente local em Campo Alegre de Lourdes
  • O Instituto e a Galvani

    Como um Instituto Empresarial Familiar nascido dentro do Grupo Galvani, nossa história está intrinsecamente relacionada à empresa e, mas recentemente, também à da Yara, companhia norueguesa que adquiriu 60% das ações da Galvani em 2014 e, desde então, realiza um processo de integração entre as empresas.

    Em 2016, realizamos ações que fortalecem o elo entre o Instituto Lina Galvani e as empresas Galvani e Yara, potencializam o diálogo e podem aprimorar o contato com as comunidades nas quais atuamos.

    Durante o ano, trabalhamos em conjunto na construção do Acordo de Cooperação de Trabalho, um documento de acordos e procedimentos para o relacionamento com as comunidades que contempla ações já implantadas ou de simples desenvolvimento, uma rotina de atuação conjunta e uma previsão de atividades para 2017.

    No início de 2016, Juliana Marques, gerente de Comunicação Corporativa da Galvani e da Yara passou a integrar o Conselho Administrativo do Instituto Lina Galvani. Além disso, retomamos as reuniões de integração entre o Instituto e as áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Relacionamento com Comunidades da empresa e realizamos duas edições do Café com o Instituto, encontros nos quais compartilhamos com lideranças da Galvani informações sobre nossa atuação.